09/02/2012

Príncipe Sombrio

Postado por Liliane Cristine |

Mikhail Dubrinksy é o Príncipe dos Cárpatos, o líder de uma sábia e secreta raça ancestral que vive na noite. Tomado pelo desespero, com medo de nunca encontrar a companheira que iria salvá-lo da escuridão, a alma de Dubrinksy gritava na solidão. Até o dia em que uma bela voz, cheia de luz e amor, chegou a ele, atenuando sua dor e seu anseio. Raven Whitney possui poderes telepáticos e os utiliza na captura dos mais depravados serial-killers. Desde o momento que se conheceram, Raven e Mikhail foram incapazes de resistir ao desejo que faiscava entre eles. Mas forças sombrias tentarão destruir esse frágil amor. E mesmo que sobrevivam, como poderão - cárpato e humano - construir um futuro juntos?

Para quem ainda não conhece esse é o primeiro livro da série Cárpatos da autora americana Christine Feehan que nos EUA já está no 23º livro da série. Isso para mim já é um grande problema... Sinceramente não tenho paciência para ler séries tão longas estilo Nora Roberts, por exemplo, em sua interminável série Mortal. Cada vez mais vejo o interesse exagerado do mercado editorial para esse tipo de publicação, mas eu já argumentei meu ponto de vista a respeito disso com vocês numa outra resenha e não quero ser repetitiva...

Bom, eu quis definitivamente abrir uma exceção e ler o primeiro livro da série Cárpatos. Há anos tenho curiosidade em ler uma obra da autora Christine Feehan sempre tão comentada, com muitas avaliações positivas e livros publicados. No entanto, já me odiando em dizer isso porque sei que tem muitos leitores aqui que adoram os livros da autora, mas preciso ser sincera: Eu definitivamente não gostei do livro (pronto falei).

Não sei se foi porque o livro foi mal traduzido e revisado ou se por ser uma versão estendida o livro ficou com uma narrativa maçante... Às vezes, sentia como se a autora escrevesse em círculos sempre voltando ao mesmo tema, sendo repetitiva, onde até mesmo as cenas mais calientes que geralmente são sempre muito esperadas para este estilo de livro, ficaram sem graça!

Em suma, com tantos pontos negativos eu sinceramente não sei se vou querer mais saber da série Cárpatos. Acredito que a autora possa até ter melhorado nos outros livros da série, afinal ela conseguiu ir até o 23º livro. Nota-se como a autora gosta de escrever... Mas, a primeira impressão foi essa e para não influenciar demais os leitores que ainda anseiam ler esse livro, vou parar por aqui. Mas, quero só lembrar que essa foi somente a minha opinião. Se o leitor do Nossos Romances tem interesse em ler o livro o Príncipe Sombrio eu apoio vocês lerem e depois virem aqui comentar a respeito do que acharam do livro.

Leiam e venham depois comentar conosco, a postagem definitivamente ficará muito mais interessante e rica a discussão.

Até mais!

46 comentários:

Tonks71 disse...

Oi Lili,

Adorei sua resenha. Eu gosto da série e estou desde dezembro falando que essa seria a sensação do leitor, que não leu o original, ao ler a versão nacional.

O texto deste livro não é de "Dark Prince" e sim uma comemorativa chamada "Dark Prince: Author's Cut Special Edition",
na qual há um acréscimo de cerca de 100 páginas inéditas (UM TERÇO do livro), trechos novos
inseridos dentro da narrativa antiga. Resumindo: tudo que a autora tirou na sua revisão e na da editora em 1999, as abobrinhas, as repetições, eles resolveram colocar nesta edição que é especial para fãs. Aliás, eu iria mais fundo e diria que é somente para fãs. O original era muito mais enxuto, muito mais ágil. Eu que gosto dos livros achei maçante, avalia quem nunca leu.

Outro problema que truncou o texto foi a questão da revisão e a tradução. Há trocas de personagens, palavras que não existiam nem na versão especial colocadas na narrativa, muitos erros de revisão que associados fizeram o texto não "descer redondo". Alguns blogs fizeram as suas resenhas lendo a versão original e achamos, em conjunto, muitos erros. Erros que alteraram a interpretação do texto.

Vou dar somente dois exemplos:

Página 432, linha 30 - O original “I am sorry for what
Alexander did to you. He is mad with anger and fear for us” virou
"Sinto muito pelo que André fez com você. Ele está louco de fúria e medo
por nós". André é outro personagem, o vilão cruel, uma pessoa que nunca
teria "medo por nós". O leitor mais desatento vai ficar com a sensação
de que a autora só pode ter bebido ao escrever algo assim. Só que ela
não o fez. Mas o pior vem a seguir.Página 435, linha 10 - "Mikhail se agarrou ao marido e
conseguiu conter um grito enfiando a mão na boca". Não sei se rio ou se
choro. O que vocês achariam dessa frase? Mikhail, o macho alfa
dominante, se agarrando a um marido? O texto original é "Monique
clutched her husband and managed to stifle a scream by jamming a fist in
her mouth."

O que mais me deixa triste nessa história toda é que cabe a nós, blogueiros que fazemos resenhas críticas, apontar os problemas para que o leitor não fique pensando que é a autora que escreve mal. E tem muito blog que não comenta nada, nem a sensação de que o texto não está fluindo. Tem gente que não sabe nem que a versão é a estendida.

bjokas

Regina Célia Polli disse...

Oi Lili

Concordo com a Tonks! Eu li o livro no original há uns cinco anos atrás e não conseguia largar! Agora, relendo a versão nacional me senti exatamente como você: leitura arrastada e com muiiiiiiiiitos erros de revisão e tradução que, na minha opinião, prejudicaram  demais esse início da série aqui no Brasil. Claro que, como fã, vou dar mais uma chance e ler o segundo livro esperando que esses erros sejam corrigidos pela editora no próximo volume!

bjs

Débora Lauton disse...

 Muito bom esse comentário da Tonks, eu não sabia de todas essas informações... Eu (que também nunca tinha lido nada da autora) senti a mesma coisa que a Lili... estava até me sentindo "A ET" por estar detestando o livro...rss
Como a Lili disse, até as cenas sexuais ficaram chatas, enfim o livro não passou credibilidade...
Uma pena, pois estava ansiosa para ler essa série (que já ouço falar a muito tempo)... alguém aí tem um livro traduzido por fãs para me mandar??rss...
beijos

Naniedias disse...

É... ouvi muita gente falando que não gostou tanto assim do livro... O problema de ser uma versão estendida é porque esse tipo de coisa é para os fãs - que já gostam da história! Quem não gosta, acaba achando maçante.
Ainda li em várias resenhas que a tradução e a revisão deixaram muito a desejar... Eu já não sou tão fã desse tipo de literatura... agora essa é uma série que eu não tenho mesmo mais vontade de ler =(

Beijos, Nanie - Nanie's World

Lili disse...

 Oi Tonks! Excelente o seu comentário! Obrigada por minuciar tudo, confesso que indo do meio para o final fiquei já desinteressada que de fato nem reparei nesses trechos rs Só li até o fim por causa da parceria. Mas, tive vontade muitas vezes de abandonar o livro...
Obrigada por enriquecer a postagem com esses detalhes importantes!
Beijos

Lili disse...

Fico aliviada em saber que não foi só eu então! rsrs
Uma pena né?! O livro até tinha uma premissa interessante...
Obrigada pelo comentário Dé!
Beijos

Lili disse...

Oi Nanie!
Pois é menina, eu estava achando que ia encontrar algo do tipo os gostosos da Irmandade da Adaga Negra, mas que nada, passa longe!
Uma pena =/
Obrigada pela visita :)
Beijos

Daniela Tiemi disse...

Acabei de receber o livro para análise... =P
Vou ler sem mtas expectativas.
rsrs.

Bjooo,
Daniela Tiemi
www.livrosfilmesemusicas.com.br

Lili disse...

 Oi Dani! Espero sinceramente que vc goste do livro, vou torcer ;) Depois vou querer saber a sua opinião dele! Boa leitura! Beijos

Lili disse...

Oi Rê!
Vou torcer tb para a editora acertar mais para o próximo livro. E eu ainda vou pensar se vou querer continuar nessa série. Ela tb é tão longa rsrs Mas, vou pensar com carinho!
Beijos e obrigada pela visita ;)

Ana disse...

Olá, meu nome é Ana e eu gosto sempre de dar uma olhada no seu blog, até já peguei algumas dicas. E concordo plenamente com vc quanto a esse livro. Tanta expectativa para nada, eu também não gostei, o livro é fraco, a mocinha tem poderes mas é chata. Olha, gostaria de poder pedir meu dinheiro de volta! Ainda vou tentar ler o livro em inglês, quem sabe mude de ideia, porque a edição nacional foi um fiasco, ou então o problema é autora mesmo, e se for ela não entendo porque tanta fama. See ya

Lili disse...

Olá Ana! Obrigada pela visita e fico feliz de ter sido útil nas suas buscas literárias :)
Quanto ao livro é isso mesmo Ana! Mas, é bom a gente reclamar mesmo, porque quem sabe assim as editoras tem mais respeito e carinho com seus leitores. E pelo que as meninas aqui comentaram de fato parece que o livro original não teve esses problemas... Mas, para mim agora perdeu a graça. Vou ter que esperar um bom tempo para esquecer a história e depois tentar de novo (quem sabe...).
Beijos!

Appromances disse...

Oi Lili,



Tenho interesse em ler o livro mais fiquei desanimada com as
resenhas "negativas". Quem sabe leio o e-book que foi traduzido pelos
fãs. Uma pena, várias leitores estavam aguardando ansioso o lançamento dessa
série.




Até a próxima visita :)

Lu - Apaixonada por Romances

Celsina Azevedo disse...

Oi, Lili!

Poxa, que pena que você não gostou tanto assim...
Vou pegar o meu para ler ainda hoje *.*
Beijos!

Carla Fernanda disse...

Oi, Lili.

Fico feliz em saber que não fui a única e que mais pessoas perceberam esses detalhes.

Eu não conhecia essa série. Só fui conhecer agora, mas infelizmente a edição nacional deixou a desejar no quesito de revisão e tradução. Mas o que me deixou ainda mais chateada é que paguei caro por um produto neste estado.

Assim como você, teve momentos que quase abandonei a leitura. Comecei a ler a versão em espanhol (já que não domino muito bem o inglês) e é uma diferença gritante, porque esta foi a versão estendida como a Tonks explicou muito bem acima.

E faço das minhas, as palavras da Tonks: "Estou tentando mostrar para as pessoas, que leram e não gostaram, que o problema não é da autora ou do texto original, mas sim da edição nacional."

É uma pena, mas torço e espero que isso seja corrigido, porque é uma série que tem tudo para emplacar.

Fiquei profundamente decepcionada com os erros de tradução e revisão nesta edição em especial.

Pág. 168 --> linha 14: "O rosto de Byron estava franzido, confusão estava tomando conta de suas belas feições." (A
frase acima está completamente confusa. No original: “Byron was
frowning, confusion on his handsome features.” Em uma tradução livre:
"Byron tinha o cenho franzido, seu belo rosto expressando confusão.”)

Pág. 239 --> linha 20: - Você está franca, Raven. Você vai precisar de mais sangue... (Neste caso, é "fraca").

Pág. 161 --> linha 30: - Você já tem gente suficiente exigindo coisas você (Neste caso, é "exigindo coisas de você" *faltando palavras no meio da frase*)

Atualmente, isso está muito comum, independente da editora. Estou percebendo que está virando uma epidemia, o que está me deixando traumatizada. Não sei o que está havendo. Sei o quanto é complexo todo o processo editorial, mas isso não se justifica.

Para piorar, o preço está cada vez mais abusivo por um produto nesse estado.

Beijos.

Lili disse...

Oi Cel! Espero sinceramente que vc goste!
Depois vou querer saber o que vc achou...
Boa leitura ;)
bjs

Lili disse...

Oi Lu! Mesmo assim tenta ler, senão for em livro, tenta em ebook!
Uma pena mesmo, esperava muito mais...
Beijos

Lili disse...

 Oi Carla!

Obrigada por citar mais trechos do livro!
Que horror menina, eu depois das 50 primeiras páginas fiquei lendo sem prestar muita atenção aos detalhes, justamente para não me influenciar mais no português tão mal escrito. Agora, isso está acontecendo (na minha opinião) porque as editoras estão desesperadas só se preocupando com o ato de publicar livros. E deve ter uma guerra aí entre editoras para conseguir tais direitos, com autores (principalmente os mais visados) por aí afora. Então, resultado, fazem tudo corrido, sem o cuidado necessário e respeito ao consumidor. De fato é uma vergonha! Para um país que já é tão carente do hábito de leitura e que para quem tem o hábito é explorado pelos seus abusivos preços fica inadmissível aceitar numa boa tudo isso!
Lamentável =/

Beijos

Carla Fernanda disse...

Oi, Lili.

Também penso da mesma forma. É lamentável mesmo! =/

Só pra você ter uma ideia, foi muito complicado. Esses que citei foram apenas alguns. Teve momentos que estava no ápice da leitura e frustrava-me quando via esse tipo de erro. Sempre tolero alguns, mas nessa edição deparei com erros gravíssimos e não podemos deixar isso acontecer.

A Tonks disse tudo: "O que mais me deixa triste nessa história toda é que cabe a nós,
blogueiros que fazemos resenhas críticas, apontar os problemas para que o
leitor não fique pensando que é a autora que escreve mal. E tem muito
blog que não comenta nada, nem a sensação de que o texto não está
fluindo. Tem gente que não sabe nem que a versão é a estendida".

E desculpe meu desabafo.

Beijos.

Lili disse...

Imagina Carla! Temos que desabafar mesmo, escrever o que sentimos. E acho muito válido essa discussão por aqui tb :)
Vc tem toda razão, a blogosfera literária precisa antes de mais nada saber mais sobre o livro que está lendo. Resenha não é só contar sobre o livro e sim dar todas as informações possíveis do livro, do(a) autor(a) e até mesmo dar referências de outros livros... As pessoas confundem muito resenha com discorrer apenas sobre o que o livro retrata, e com a falta das outras informações que deveria escrever acaba cometendo diversos spoilers...

Obrigada por compartilhar sua opinião! A discussão está boa :)
Beijos

Thaís (Sweet Lemmon) disse...

Tenho notado que este livro (a esta edição do livro) tem sido uma grande decepção por parte das leitoras. Enrolação não dá, ainda mais em uma obra cheia de erros!

Bjos!

lilianescreve disse...

Lili, eu sei de todos os problemas que as meninas falaram, mas ainda assim não consegui prosseguir com a leitura. Não consegui nem gostar da premissa. Mas como gosto é gosto...

Fico feliz que você mais uma vez tenha sido sincera. Fico de cara com esse povo elogiando e sequer citando os problemas graves que esse livro tem, a pretexto de 'só falar do lado bom'. Aí vai o leitor incauto, compra o livro, vê que tem algo errado... e aí? Eu me sentiria enganada. 

Bjs!

Lili disse...

Oi Thaís! Então, eu na verdade comecei lendo sem saber de nada rs
Minha decepção foi maior porque esperava muito mais do livro =/
Beijos querida!

Lili disse...

Oi Lee! Eu gosto desse lance telepático e tal, mas foi meio viajante demais né?! Até pra transar a autora usou a telepatia! o.O Só fiquei mesmo curiosa com os outros vampiros, mas como a autora não me agradou, provavelmente não vou ler mais essa série não!

Beijos

Lili disse...

Ah verdade, esse lance de só porque é parceiro não falar nada mal do livro não tá com nada! A gente perde credibilidade e na boa acho sacanagem incentivar o leitor a comprar algo que não vale a pena (apesar das diferenças de gosto de cada um).
Estou com a minha consciência tranquila!
bjs

lilianescreve disse...

sabe, Lili, tou de saco cheio disso. como disse no Twitter, uma coisa é diferença de gosto. outra é omitir os problemas da edição. gente covarde que não diz a verdade e engana seus leitores. falo mesmo!

credibilidade é algo difícil de conseguir e muito fácil de destruir, sabe. mas tem gente que tá andando pra isso. é bom que começo a selecionar os blogs que leio. é aí que a gente percebe quem é sério e quem não é.

desculpa usar seu espaço pra desabafar, mas é que tá me dando nos nervos esse tanto de resenha dizendo que o livro tá perfeitinho. não tá, gente. parem de mentir! dezenas de erros que os leitores anotam não fazem do livro uma coisa perfeita! não somos bobos.



Em 10 de fevereiro de 2012 11:09, Disqus <
> escreveu:

lilianescreve disse...

também achei esse lance meio forçado. não gostei da premissa do livro, não. tou pensando em pegar pra fazer a resenha direito, porque tou ficando revoltada com essas resenhas perfeitinhas e preciso fazer a minha. mas vou ler em conta-gotas, se o fizer. 

Moreiralilian disse...

Oi Lili,

Venho sempre aqui para ver as novidades em livros.
Estava quase comprando o livro pela internet, resolvi aguardar e não compra-lo.
Será que esse probleminha na tradução do livro vai ser sanado?

Beijos.

Lílian

Lili disse...

Concordo com tudo que você disse Lee! E imagina, pode vir desabafar sempre que quiser. Acho que os blogs literários se tornam muito mais interessantes quando tem esse tipo de discussão!
Não podemos nos calar não!
Beijos

Lili disse...

Essa resenha eu não perco por nada!
Vai ser uma discussão muito boa com toda certeza!
Beijos

Lili disse...

Oi Lilian! Então, tenho esperança que a editora Universo dos Livros leia as resenhas de quem apontou com sinceridade com os problemas do livro.
Agora, se você está querendo muito ler o livro, aconselho procurar o ebook dele primeiro, porque além de ser o original (já que o publicado pela editora Universo dos livros está com a versão estendida, o que pessoalmente achei muito maçante), você não vai pagar nada por isso.
Vamos aguardar e ver se a editora irá falar algo a respeito!
Qualquer novidade eu posto no blog.

Obrigada pela visita e fico feliz em contribuir um pouquinho com suas leituras ;)
Beijos

Lili disse...

Oi Lilian! Então, tenho esperança que a editora Universo dos Livros leia
as resenhas de quem apontou com sinceridade os problemas do livro.
Agora,
se você está querendo muito ler, aconselho procurar o ebook
dele primeiro, porque além de ser o original (já que o publicado pela
editora Universo dos livros está com a versão estendida), você não vai pagar nada por isso.
Vamos aguardar e ver se a editora irá falar algo a respeito!
Qualquer novidade eu posto no blog.

Obrigada pela visita e fico feliz em contribuir um pouquinho com suas leituras ;)
Beijos

Carla Fernanda disse...

Olá, Moreiralilian.

Vou citar um trecho do blog In Death:

Segundo a Universo, mudaram algumas coisas na equipe de revisão e produção e vão fazer uma nova
adaptação para “Príncipe Sombrio”.

O que ainda não deu tempo de perguntar é se quem já tem a versão com problemas terá alguma possibilidade de troca ou de desconto na próxima versão.

Prometo que vou ser bem cara de pau e vou perguntar e, assim que me derem uma resposta, faço um post aqui avisando.


É isso aí, vamos aguardar.

Beijos.

Maritetorrealba disse...

Oi Lili,

Navengando pela net a procura do livro Midnight Breed 9,me deparei com um seu blog.A principio pensei que fosse ouvir (ler) algum comentário apaixonado sobre meu tão amado Mikail Dubrinski,mas ao invés disso você se mostrou totalmente decepcionada e pior ,desmotivada pela série dos Cárpatos.

Aí pensei:

-Preciso defender os meus Cárpatos,kkkkk!!!!!!!!!

Não fique assim não!

Menina,te aconselho a ler os ebooks traduzido por fãs,que são muito bem traduzidos.

Eu já li toda essa série dos Cárpatos,a dos Dark Hunters,a da Irmandade Da Adaga NEgra ,a Midnight Breed e to a procura de outros vampiros ou lobisomens ,ou qualquer criatura musculosa e gostosa.Pronto,falei.kkkkk

Um abraço,

JayVampira

Lili disse...

Oi JayVmapira! Posso te chamar assim né?! :P
Muito obrigada pelo seu incentivo, acredito que vou dar mais uma chance sim, provavelmente será em ebook mesmo. Mas, agora vou dar uma tempo para esquecer o estrago que fizeram com o livro... ;)
Beijos

Karolsilano disse...

Eu amo essa serie. Quando comecei, estava desanimada, porque realmente o livro não prometia muito. Mas resolvi continuar a ler e já li ate o 22º (e estou louca para ler o 23!), então queria dizer pra quem não gostou do primeiro ou esta em duvida se lê essa serie... Leia. E não pare no primeiro livro. Os personagens sao difíceis de entender as vezes, são "cabeça-dura" e batem no mesmo ponto. Só que são apaixonantes. As coisas vão começando a ter sentindo ao longo da serie e se torna impossível não ler.
Ta ai, minha opinião.
 Beijos

Ludmilla Caetano disse...

Eu não gostei ... pronto faleiii.. MUito comercial ...... bjuu lili

Lili disse...

É ludmilla, acho que só quem leu em ebook mesmo gostou desse livro rs
Mas, acho que mesmo na versão não estendida eu iriagostar viu?! Tô com vc!
Obrigada pela visita e comentário ;)

Beijos

Lili disse...

Obrigada pela sua opinião Karol, é sempre bom analisar os dois lados ;)
Beijos

IANY-10 disse...

ENTRA AI 
SO PRA VISITAR MESMO 
THAYLIVROS.BLOGSPOT.COM 

Melissa disse...

 

Olá pessoal,venho informar sobre uma promoção demais!
Concorra a os melhores livros!
Basta apenas entrar nesse blog :http://diariesofaangel.blogspot.com/

Participar,clicar em "promoções",preencher os formulários e pronto!

Cruze os dedos,você poderá ser essa pessoa de sorte.

Beijos

Lili disse...

 Para de postar SPAM no meu blog!
Que falta de respeito!

Carolina_hespanhol disse...

ola pessoal
alguem sabe me informar onde acho esse livro pr comprar ??
bjs ate +

article-writing-services disse...

Great
information and well written.


Even a complete newbie like me
understood it.


Keep up the good work.


very useful information. I
will look forward to find out more.


Awesome article. You have some
great insights. I love to read your blog while I’m at work to help pass time.


http://www.contentproz.net/article-writing-services/

write my paper disse...

It's one
informative article for the viewers and users.


Thank you, this article was
very useful and well presented.


I like your quality that you
put into your post.


Please do continue with more
like this.






http://www.writemypaperpal.com

REGROW HAIR disse...

I read
your post. It was amazing. Your thought process is wonderful. The way you
tell about things is awesome.


REGROW HAIR


http://www.trichozed.co.uk/

Subscribe