08/06/2008

Músicas para se ouvir enquanto se lê I

Postado por Liliane Cristine |

Nada como ler um bom livro e ouvindo uma boa música... Concordam? Nem todos gostam ou conseguem ler ouvindo música. Mas falando por mim, como professora de música, que ouve música praticamente o dia inteiro, em qualquer lugar, seja o que estiver fazendo, não poderia ser diferente também lendo! Eu passo com muito gosto, horas e mais horas lendo e o que ouço acaba sendo a minha trilha sonora!
Quanto aos gêneros, assumo que gosto de muitos estilos, mas não me considero eclética, pois não ouço de tudo e aprecio músicas conforme meu estado de espírito.

Por exemplo, lendo tenho certas preferências e podem servir como indicações... Um excelente estilo de música para se ouvir enquanto se lê é o New Age _ suas músicas caracterizam-se por serem bem relaxantes e a sonoridade é suave com melodias lentas muitas vezes interpretadas através do canto lírico, corais de vozes, sintetizadores e bases eletrônicas. O termo "New Age" foi popularizado nos Estados Unidos, nos anos 80, principalmente com a aparição do instrumentista Vangelis e a cantora irlandesa Enya. Hoje temos diversos musicistas maravilhosos nesse estilo. Mais para frente irei postando sobre outros músicos como excelentes exemplos. E também outros com grandes misturas de elementos celtas, orientais e medieval.

Hoje vou postar sobre a dupla Secret Garden, formado pela violonista irlandesa Fionnuala Sherry e pelo pianista e compositor norueguês Rolf Lovland. Como tema principal sua música se destaca em seu lirismo e com a união das raízes tradicionais Céltico-Nórdico com o canto moderno. Portanto, lendo tantos livros com temas celtas e de magias, nada como ouvir esse duo perfeito, repleto de belíssimas melodias que tocam fundo a nossa alma e que nos transportam para um outro mundo!


video
Dawn of a New Century


Em algum lugar dentro de nós existe um jardim secreto.Um jardim onde podemos nos refugiar quando as coisas estão difíceis, ou nos retirar na alegria ou contemplação. Por anos tenho visitado o meu póprio jardim secreto à procura de harmonia orgânica e melodia. As músicas nesse CD são um pouco do que eu encontrei. Há um ano eu conheci uma artista que, através da simplicidade emocional de seu instrumento, deu voz às minhas canções. Ela é a famosa violinista irlandesa Fionnuala Sherry. Juntos, nós cultivamos o jardim secreto – e a colheita está pronta para que você a apanhe. Desejo sinceramente que, ao desvendar alguns dos meus segredos, você visite o seu próprio jardim.

Rolf Lovland


Nota: Ouça esse fantástico duo lendo livros épicos, de fantasias e afins.

1 comentários:

Samuel disse...

Muito obrigado pelo post e para indicação da Banda estou baixando este cd para ler, pois adoro ler e escutar musica bem baixinho.

Samuel

Subscribe